terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A Genialidade de Bobby Fischer

 Eu nunca gostei de jogar xadrez mas admiro os grandes mestres e aprecio conhecer os movimentos de uma boa partida. Com o ano de 2017 em sua reta final, surgiu na lista de sugestões do Youtube um vídeo que mostra os movimentos de uma das partidas entre o então campeão mundial Boris Spassky (soviético) e o desafiante Bobby Fischer (americano), onde o desafiante tornou-se campeão mundial em 1972 (aqui). Assisti aos vídeos dos principais jogos desta final histórica, não assisti aos movimentos de todos os jogos porque o canal deixou de apresentar uma sequência de empates. O filme O Dono do Jogo (aqui) apresenta a história de Bobby Fischer com imagens reais da final onde sagrou-se campeão, vale a pena assistir. Mas não foi por causa da final histórica que decidi publicar este artigo.

Bobby Fischer se recusou a defender seu título em 1975, contra Anatoly Karpov, por não aceitar o modelo de disputa da partida. Após perder o título mundial, Fischer se tornou recluso desaparecendo tanto dos campeonatos de xadrez como dos meios de comunicação. Outra sugestão do Youtube me levou a outro canal (aqui) onde encontrei as partidas mais impressionantes do que poderia imaginar, disputadas sob uma circunstância interessante e enigmática. A história dessas partidas é contada no início dos vídeos e reproduzo aqui:

Nigel Short, que em 1993 desafiou o russo Garry Kasparov pelo título mundial, disse ao jornal Telegraph que estava certo de ter jogado com Bobby Fischer na internet. Short disse que inicialmente estava cético quando um Grande Mestre grego disse que Fischer estava jogando xadrez rápido anonimamente no site do Internet Chess Club. Apesar de seus receios, Short começou a jogar com um adversário desconhecido e em outubro de 2001 ele perdeu o primeiro de seus 4 desafios por 8-0. Meu adversário desconhecido começava com movimentos extremamente irregulares, senão totalmente absurdos, disse Short. Depois de abrir alguns peões o Rei desfilava na frente das demais peças. Eram movimentos que um Grande Mestre jamais faria. A partir desse início nada promissor, surgiam posições de extraordinário poder. Short disse que no primeiro jogo foi fortemente esmagado. Tenho 99 por cento de certeza de ter jogado com a lenda do xadrez, É extremamente excitante, disse Short”.

No final dos vídeos é informado porque Nigel Short teve certeza que o jogador misterioso era Bobby Fischer: “Durante os jogos online, Short conversou com com seu misterioso oponente, que se mostrou um grande conhecedor do xadrez na década de 1960, período mais ativo de Fischer. A mais decisiva prova veio quando Short perguntou se o seu oponente conhecia Armando Acevedo, um obscuro jogador mexicano. O oponente imediatamente respondeu: Siegen 1970. Fischer jogou com Armando Acevedo na Olimpíada de Xadrez de Siegen em 1970”. Este artigo pretende analisar essa maneira inusitada de jogar xadrez, mas como não existe confirmação oficial de que o jogador misterioso era Bobby Fischer, o artigo usará o nome “Fischer”, entre aspas.

Se por acaso existir algum leitor que não tem conhecimento mínimo de xadrez, é interessante mencionar que o xadrez consiste em não deixar o Rei ser capturado, não importando quantas outras peças restem no tabuleiro. Obviamente, a única maneira de impedir que o Rei seja capturado é deixando-o atrás de outras peças, a não ser que as peças restantes no tabuleiro não tenham capacidade de produzir uma situação de xeque. Desta forma, desfilar com o Rei na frente das outras peças pode ser entendido simplesmente como uma forma de tentar desestabilizar o adversário emocionalmente, semelhante ao lutador de box que baixa a guarda e provoca o oponente para que tente acertá-lo. Mas não é esse o caso com o “Fischer”.

Um bom jogador de xadrez estuda algumas estratégias clássicas e suas variantes. Um jogador muito bom, estuda algumas estratégias clássicas e alternativas com suas variantes. Um ótimo jogador estuda muitas estratégias clássicas e alternativas com suas variantes. Um mestre estuda TODAS as estratégias e variantes que é possível estudar. Parece que o nosso “Fischer” estudou até mesmo as estratégias que não estão disponíveis aos mortais, foi esse o motivo que me levou a escrever este artigo.

Então vejamos, as defesas do xadrez podem ser resumidas em três estratégias clássicas: fazer o roque pequeno trocando de posição o Rei com a Torre mais próxima, fazer o roque grande trocando de posição o Rei com a Torre mais distante ou simplesmente não fazer o roque. Caso alguém não conheça as regras, a movimentação em roque não pode ser realizada depois que o Rei ou a Torre usada já tenha sido movimenta alguma vez na partida. Nessas três estratégias o Rei fica na primeira linha de jogo dos participantes, desta forma, as estratégias de ataque conhecidas estão desenvolvidas com variantes para cada uma dessas três situações, o Rei só costuma ser usado em situações onde é atacado ou precisa dar proteção para alguma peça que esteja ameaçada. É aqui que entra a inovação de “Fischer”.

Ao contrário do que pode parecer, ao desfilar com o Rei em frente às outras peças, “Fischer” não está expondo o Rei, mas escondendo o Rei das estratégias conhecidas, ou seja, o oponente do “Fischer” não saberá qual variante utilizar, enquanto que o “Fischer” conhece muito bem as variantes que pretende usar e pode parar de desfilar com o Rei quando os movimento do oponente estiver de acordo com a variante que será utilizada. Desta forma “Fischer” desestrutura todas as estratégias conhecidas por seus oponentes, forçando-os a jogar como se nunca estivessem estudado nenhuma estratégia. Portanto é possível realizar um estudo que transforme essas partidas em uma nova estratégia com as devidas variantes, para que possa ser estudada pelos mestres e ajudar a formar novos grandes jogadores de xadrez.

É necessário lembrar que a estratégia do “Fischer” não é infalível, não sei qual foi o índice de aproveitamento dessa estratégia, mas suponho que esteja na faixa de 80%, ressalte-se que esse aproveitamento é diante de grandes mestres de xadrez e não jogadores medianos. Mas também é necessário lembrar que essa estratégia só foi usada em partidas rápidas, não é possível avaliar sua eficiência em partidas com tempo prolongado, no entanto isso é mais um motivo para produzir um estudo formal sobre essa estratégia.

Para finalizar, deixo aqui a sugestão para os leitores que jogam xadrez, para formarem um grupo de estudo para descobrir os fundamentos e variantes dessa estratégia, caso isso ainda não tenha sido feito. Eu teria grande satisfação em coordenar o estudo e colaborar com a metodologia de análise de informações que viabilizará o estudo. Caso o resultado do estudo seja satisfatório, poderá ser publicado um livro com os direitos autorais compartilhados pelos membros do grupo de estudos. Feliz 2018 para todos!

Milton Valdameri, janeiro de 2018.Texto abaixo da imagem

14 comentários:

  1. Inteligente texto,muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Estranho isso do rei "desfilar" à frente das outras peças. Foge a qualquer lógica do xadrez. Em todo caso, vou procurar as partidas do Short em 2001, já que o suposto Fisher estava anônimo.

    ResponderExcluir
  3. “Pawn Sacrifice”

    Eu não sei se alguém viu o filme “Pawn Sacrifice” (sacrifício de peão), aqui no Brasil com o infeliz título de “O dono do jogo”. Eu assisti e gostei muito, mas aviso aos navegantes: não sei avaliar se é um filme exclusivamente para quem gosta de xadrez, mas acrescento que ele não é de difícil entendimento para o leigo.

    Trata-se de um quase documentário sobre a vida de Bobby Fischer, um dos maiores enxadristas que já houve. Na maior parte, o filme foca o embate entre ele e Boris Spassky pelo título mundial em Reykjavik, capital da Islândia, em 1972, mas mostra, ainda que de forma acelerada, a sua infância e juventude.

    Filho de pais separados (mãe suíça e pai alemão) Robert James Fischer nasceu em 9 de março de 1943 na cidade de Chicago e aprendeu os primeiros movimentos do jogo com sua irmã mais velha Joan. Em 1956, aos 13 anos, teve sua primeira grande participação no Campeonato Norte-Americano de Xadrez para Amadores, conseguindo a 11ª colocação entre 88 inscritos, nada de mais, mas esse foi apenas o primeiro passo. Daí em diante, dos 13 aos 14 anos conquistou os três maiores torneios dos EUA e tornou-se o cara a ser batido, apesar da pouca idade. No Interzonal de 1958, seu primeiro grande torneio internacional, o quinto lugar obtido o levou ao Torneio de Candidatos de 1958 e ao título de Grande Mestre Internacional, o que o credenciou para disputar o Torneio de Candidatos (ao título mundial), quando foi arrasado pelo russo Mikhail Tal por 4-0.

    Daí em diante, foram séries de vitórias, principalmente contra os russos, que dominavam o xadrez não só pelo talento indiscutível dos seus jogadores, mas também pelas suas tramóias, entre elas a vergonhosa e escancarada combinação resultados de partidas entre eles.

    Fischer, ao terminar em quarto lugar no Torneio de Candidatos de Curaçao em 1962, descobriu as mutretas do “exército” soviético - Geller, Petrosian, Korchnoi e Tal - e os acusou de jogarem em equipe para favorecerem uns aos outros, o que foi de fácil comprovação pelo grande número de empates entre eles, sendo que, no final, Korchnoi perdeu três vezes seguidas para seus camaradas, para dar a vitória a Petrosian. A denúncia foi comprovada pela Organização Mundial de Xadrez (FIDE), que, a partir daí, modificou as regras da disputa: em vez de torneios, a habilitação à disputa do título mundial passou a ser jogada em matches individuais eliminatórios.

    O filme mostra isso e termina focando o embate entre Fischer e Spassky pelo título mundial em Reykjavik. Nem tanto pelo resultado - uma óbvia vitória do americano - o desenrolar do match é surpreendente pelo verdadeiro pandemônio causado pelas exigências e reclamações de Fischer, já absolutamente tomado pela paranoia anti-soviética.

    Para começar, às vésperas da cerimônia de abertura do match que estava marcada para o dia 1º de julho de 1972, Bobby, ciente do seu protagonismo, exigiu que 30% das receitas de bilheteria fossem repassados ao vencedor, exigência não aceita pela organização. Isso, além dos prêmios acordados de US$ 125.000 e 30% das receitas dos direitos de televisão e cinema (5/8 para o vencedor, 3/8 para o perdedor).

    Detalhe: Bobby ainda estava nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, você é uma das pessoas mais contribui para que eu adquirir conhecimentos, por isso só tenho que lhe agradecer e admirar. Obrigado pela contribuição que está oferecendo aos leitores do Limbo Filosófico.

      Excluir
  4. (cont)
    A cerimônia foi realizada sem a presença de Fischer. Faltando apenas 10 horas para a primeira partida o paradeiro do campeão americano era um mistério. Faltando cinco horas, em vista do não pronunciamento de Bobby, o presidente da FIDE, Max Euwe, anunciou que adiaria em 48 horas o início do match. No dia 3 de julho não havia qualquer sinal de que Bobby jogaria. No entanto, neste mesmo dia, além de ter recebido um telefonema de Henry Kissinger, o doidinho ganancioso aceitou uma oferta - só para ele - de US$ 125.000 do banqueiro londrino James Slater. “Convencido” assim, que deveria jogar, Fischer embarcou imediatamente para a Islândia, lá chegando no dia 4.

    Confusão resolvida, as consequências do atraso de Bobby provocaram um novo adiamento do match em função das reclamações da federação soviética, que a FIDE conseguiu contornar. Finalmente, às 18:05h de 11 de julho de 1972, com atraso de 5 minutos por parte de Bobby, o match do século começou.

    Para mais, façam o download do “Pawn Sacrifice”. Vale a pena (parece que tem no Netflix também).

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa: achei algumas partidas de "rei bailarino" do suposto Fischer na internet, inscrito como "Guest71", contra um mestre internacional e mais uma, comentada, contra Nigel Short (segundo afirma o comentarista) no YouTube. Esta, eu posso garantir que Short (se é que é ele) perdia até para mim,tamanhas as pixotadas que cometeu. As outras, ainda não refiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, me informe o endereço (link) para eu ver. Como disse no início do artigo, eu não sou jogador de xadrex, e você sabe disso há muito tempo. Então eu gostaria de ter acesso a todas as informações, incluindo às que colocam em dúvida. Obrigado pela grande contribuição.

      Excluir
  6. Ih, lamento, mas o link com as partidas eu apaguei. Salvei-as em PGN , que é o mesmo formato do TXT, se te interessa. Mas tem a suposta partida dele com o Short em https://www.youtube.com/watch?v=7B9p2PrsKWY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No artigo eu indico o site onde mostra 23 partidas do jogador oculto, a partida 23 não tem o comportamento estranho do Rei e a imagem apresenta como jogo 1, mas não é com o Short e sim com o Mitchell. As partidas com o Short são 1 até 7, essa partida que você mencionou é a partida 6, suponho que essas partidas são do primeiro match, onde Short perdeu por 8 a 0, então nessa partida ele já deveria estar muito confuso com a surra. (https://www.youtube.com/watch?v=Rqgm8yOcyfs). Esse jogo também está disponível e comentado em https://www.youtube.com/watch?v=DJeTZpkBC2o.

      Excluir
  7. [Event "ICC 3 0 u"]
    [Site "Internet Chess Club"]
    [Date "2001.??.??"]
    [Round "?"]
    [White "Guest71"]
    [Black "Beber"]
    [Result "1-0"]
    [ECO "A00"]
    [BlackElo "2827"]
    [PlyCount "57"]
    [EventDate "2001.??.??"]

    1. f3 d5 2. c3 Nf6 3. Kf2 e5 4. Ke3 Bc5+ 5. d4 Bb6 6. Kf2 O-O 7. e3 Nc6 8. a4
    a5 9. Ne2 e4 10. Nf4 exf3 11. gxf3 Bf5 12. b3 Qd7 13. Bd3 Rfe8 14. Rg1 Ne7 15.
    c4 dxc4 16. bxc4 Bxd4 17. Bxf5 Nxf5 18. exd4 Nxd4 19. Nd5 Nxd5 20. Qxd4 g6 21.
    Bb2 f6 22. Qxd5+ Qxd5 23. cxd5 Rad8 24. Rc1 Rxd5 25. Rxc7 Rh5 26. Bxf6 Rxh2+
    27. Kg3 Ree2 28. Nc3 Rc2 29. Re1 1-0

    [Event "ICC 3 0 u"]
    [Site "Internet Chess Club"]
    [Date "2001.??.??"]
    [Round "?"]
    [White "Beber"]
    [Black "Guest71"]
    [Result "0-1"]
    [ECO "B00"]
    [WhiteElo "2827"]
    [PlyCount "64"]
    [EventDate "2001.??.??"]

    1. e4 f6 2. d4 c6 3. Nc3 Kf7 4. f4 Ke6 5. f5+ Kd6 6. Bf4+ e5 7. dxe5+ Kc7 8.
    exf6+ d6 9. fxg7 Bxg7 10. Nf3 Qe7 11. Bd3 Bxf5 12. O-O Bg4 13. h3 Bh5 14. Qe1
    Nd7 15. Qg3 Bf6 16. Rae1 Ne5 17. Bxe5 dxe5 18. Kh2 Nh6 19. Nd1 Raf8 20. Ne3
    Rhg8 21. Qf2 Bxf3 22. Qxf3 Bh4 23. Nf5 Nxf5 24. exf5 Bg3+ 25. Kh1 Bxe1 26. Rxe1
    Qg7 27. b4 h5 28. b5 cxb5 29. Bxb5 Rxf5 30. Qd5 e4 31. Qxe4 Rxb5 32. Qc4+ Kb8
    0-1

    [Event "ICC 3 0 u"]
    [Site "Internet Chess Club"]
    [Date "2001.??.??"]
    [Round "?"]
    [White "Guest71"]
    [Black "Beber"]
    [Result "1-0"]
    [ECO "B20"]
    [BlackElo "2827"]
    [PlyCount "79"]
    [EventDate "2001.??.??"]

    1. e4 c5 2. Ke2 Nc6 3. Ke3 g6 4. Nc3 Nd4 5. d3 Nf6 6. Kd2 d5 7. Ke1 Bg7 8. h3
    O-O 9. a3 e5 10. Bg5 Be6 11. exd5 Bxd5 12. Nxd5 Qxd5 13. c3 Ne6 14. Be3 Rad8
    15. Qa4 e4 16. dxe4 Nxe4 17. Rc1 a6 18. Be2 b5 19. Qxa6 c4 20. Rd1 Qf5 21. Nf3
    Nxc3 22. bxc3 Bxc3+ 23. Nd2 Nc5 24. Bxc5 Bxd2+ 25. Rxd2 Rxd2 26. Kxd2 Rd8+ 27.
    Kc1 Qe5 28. Bxc4 (28. Qxb5 Qa1+ 29. Kc2 Qa2+ 30. Kc3 Qd2+ 31. Kxc4 Qxe2+ 32.
    Kb4 Qb2+ 33. Kc4 (33. Ka4 Ra8+)) 28... Qc3+ 29. Kb1 bxc4 30. Rc1 Qb3+ 31. Ka1
    Rd2 32. Qc8+ Kg7 33. Bf8+ Kf6 34. Qc6+ Kf5 35. Qc5+ Kf6 36. Qe7+ Kf5 37. Qxf7+
    Kg5 38. Be7+ Kh6 39. Qf8+ Kh5 40. g4# 1-0

    [Event "ICC 3 0 u"]
    [Site "Internet Chess Club"]
    [Date "2001.??.??"]
    [Round "?"]
    [White "Beber"]
    [Black "Guest71"]
    [Result "0-1"]
    [ECO "C40"]
    [WhiteElo "2827"]
    [PlyCount "48"]
    [EventDate "2001.??.??"]

    1. e4 e5 2. Nf3 d5 3. Nxe5 Bd6 4. d4 dxe4 5. Nc4 Be7 6. Nc3 Nf6 7. Be2 Nc6 8.
    Be3 O-O 9. O-O Be6 10. Qd2 Qd7 11. Rad1 Rfd8 12. h3 a6 13. Ne5 Nxe5 14. dxe5
    Qc6 15. Qc1 Nd5 16. Nxd5 Rxd5 17. Bd4 Rad8 18. c3 Ra5 19. Qf4 Rxa2 20. f3 Rxb2
    21. Rf2 Bb3 22. Re1 Qg6 23. fxe4 Be6 24. Bh5 Rxf2 0-1

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Observe esse jogo, depois de 15 movimentos das pretas ("Fischer") e 16 movimentos das brancas (Mitchell), as pretas estão na posição inicial, mas com dois peões a menos (que foram trocados com peões brancos), ou seja, as pretas começam depois que as brancas estão em pleno desenvolvimento. https://www.youtube.com/watch?v=Oa741JLDCJI

      Excluir
    2. Observe esse jogo, as brancas ("Fischer") abre com f2-f3 e depois faz 15 movimentos com o Rei indo e voltando de e1 para f2 (https://www.youtube.com/watch?v=F7wDSfbayAo), enquanto isso as pretas (Mitchell) desenvolve todo o seu jogo. No jogo seguinte as pretas ("Fisher") fazem a mesma coisa.

      Excluir
  9. Outra https://www.youtube.com/watch?v=8T3WRf-yOs8

    ResponderExcluir