Em
ensaio anterior, foi abordado o que é capitalismo e socialismo, mas
logo no início do ensaio foi afirmado que marxismo é algo distinto
do socialismo. No entanto, não foi abordado o que é o marxismo.
Este ensaio tem o objetivo de mostrar onde, como e porque o
socialismo é relacionado com o marxismo, mas principalmente o quanto
esse relacionamento é equivocado.
Marx
nasceu em 1818, ingressou no curso de direito em 1835, na
Universidade de Bonn, foi transferido para a universidade de Berlim
em 1836, onde mudou para o curso de filosofia. Deixou a Universidade
de Berlim em 1841 e recebeu um diploma de doutor (equivalente a
bacharel de hoje) em filosofia na Universidade de Iena, onde não
estudou um só dia.
Em
1842 começou a trabalhar na Gazeta Renana, jornal que se dedicava a
fazer oposição ao governo da Prússia e acabou sendo fechado. Em
1843, foi para a França, onde continuou a publicação contra o
governo da Prússia, com outro nome e distribuída clandestinamente
naquele país. Marx começou a publicar obras suas, depreciando obras
alheias e chamando a depreciação de crítica.
Em
1843 publicou A Questão Judaica, depreciando o trabalho de
Bruno Bauer, um filósofo respeitado por socialistas. Em 1844, outra obra contra Bruno Bauer, A
Sagrada Família, ou, Crítica à Crítica Crítica. A sagrada
família em questão é família do Bruno Bauer. Em
1844 publicou Crítica da Filosofia do Direito de Hegel e
depois a Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de
Hegel, sendo a segunda publicação influenciada pela obra de
Feuerbach. Em 1845, publicou Teses Sobre Feuerbach, depreciando Feuerbach influenciado pela
obra de Hegel.
Em
1847, Marx publicou Miséria da Filosofia, atacando de forma
extremamente agressiva a obra Filosofia da Miséria, de
Proudhon, o mais importante socialista da França. Uma obra conhecida
como Ideologia Alemã, foi escrita em 1846, mas ninguém
aceitou publicar e a obra só foi publicada da década de 30 do
século XX, atacava frontalmente os socialistas alemães,
denominando-os de ideólogos, no mesmo sentido pejorativo
usado anteriormente por Napoleão Bonaparte.
Marx
e Engels, se autodenominavam socialistas, mas se colocavam contra
todos os outros socialistas, em contra partida, nunca houve um
socialista que repercutisse as ideias de Marx ou de Engels, a
repercussão que Bruno Bauer deu para A Sagrada Família, foi
um artigo num jornal dizendo que Marx não entendeu o que leu.
No
final de 1847, Marx e Engels convenceram um grupo de socialistas, que
se denominavam Liga dos Justos, a mudarem o nome para Liga
dos Comunistas. Em fevereiro de
1848, os dois publicaram o famoso Manifesto Comunista,
um manifesto sobre algo que ninguém sabe o que é, incluindo os
próprios autores, mas que, principalmente, não existia.
Engels
tinha publicado um artigo falando em comunismo em 1843, Progresso
do Comunismo na Alemanha, onde
ele faz referência a “algo como o comunismo”. Em novembro de
1847, quando A Liga dos Justos mudou o nome para Liga dos Comunistas,
Engels escreveu os princípios básicos do comunismo, que seriam a
revolução do proletariado e a abolição da propriedade.
O
manifesto começa dizendo que o fantasma do comunismo ronda a
Europa, depois diz como o partido comunista se diferenciava dos
outros partidos. Não existia nenhum partido comunista, existia
apenas um grupo que sempre foi influenciado pelos socialistas que
Marx e Engels combatiam, que tinha mudado o nome de Liga dos Justos
para Liga dos Comunistas há pouco tempo (quatro meses) e não foram
capazes de produzir um manifesto comunista por conta própria.
A
situação de crise em que a Europa se encontrava, resultou em muitas
revoluções, que são denominadas Revoluções de 1848, pelos
historiadores. A primeira revolução ocorreu na França, poucos dias
após a publicação do manifesto comunista, mas ela estava sendo
preparada há muito tempo. Além do mais, as revoluções de 1848 não
foram comunas e não podem ser ligadas ao comunismo de Marx e Engels
de nenhuma forma.
A
Liga dos Comunistas se envolveu na revolução da Prússia, muitos
foram presos, outros fugiram para diversos lugares da Europa. Os
poucos que sobraram tinham mais divergências do que qualquer outra
coisa e o grupo acabou definitivamente. Mas numa história muito mal
contada, a lista de integrantes da Liga dos Comunistas, que estava em
poder de Marx, foi roubada e aqueles que tinham fugido para outros
países acabaram sendo presos.
Em
setembro de 1867, Marx publicou a famosa obra O Capital, uma
obra patética que não teve nenhuma repercussão e a sua continuação
só foi publicada, por Engels, após a morte de Marx. Não há nada
nessa obra que possa ser considerado socialismo, uma análise mais
profunda de O Capital, e do próprio marxismo, será publicada
em breve e disponibilizada gratuitamente em PDF.
Marx
se aproximou da Associação Internacional dos Trabalhadores
(AIT), colaborou com a criação da Internacional Socialista e
articulou para que lideranças socialistas fossem expulsas, entre
elas o Bakunin, que respondeu à expulsão da seguinte forma: “Isso
não é socialismo, é marxismo”. Portanto, o autor deste ensaio
não é o primeiro a dizer que marxismo não é socialismo.
A
Internacional Socialista teve o mesmo destino da Liga dos Comunistas,
a extinção. O marxismo conseguiu destruir duas organizações
socialistas, isso é suficiente para mostrar que marxismo e
socialismo são incompatíveis, mas eu vou adotar a regra do
beisebol, se errou a primeira vez, poderá acertar na segunda, se
errar na segunda, poderá acertar na terceira. Errou na terceira,
está fora.
Em
1871, sem que houvesse o fantasma do comunismo rondando a Europa,
ocorreu na França a Comuna de Paris,
que criou o primeiro governo socialista da história. A influência
do marxismo na comuna foi insignificante, os membros marxistas que
integraram o governo, retiraram-se nos primeiros dias, ou seja, logo que perceberam que as ideias
marxistas não teriam espaço no governo socialista.
O
governo de Paris durou aproximadamente sessenta dias, mas é o
suficiente para mostrar que o marxismo não tinha compatibilidade com
o socialismo e não encontrava apoio significativo na população,
que a população apoiava justamente os socialistas que Marx
combateu, principalmente Proudhon. Que oportunidade maior poderia ter
o marxismo, que uma comuna formando um governo? Errou a terceira vez,
está fora. Jogo encerrado.
(Milton
Valdameri, junho de 2016).
O ensaio anterior, o que é capitalismo e socialismo, está disponível aqui:
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