segunda-feira, 27 de junho de 2016

Marxismo é Socialismo?

Em ensaio anterior, foi abordado o que é capitalismo e socialismo, mas logo no início do ensaio foi afirmado que marxismo é algo distinto do socialismo. No entanto, não foi abordado o que é o marxismo. Este ensaio tem o objetivo de mostrar onde, como e porque o socialismo é relacionado com o marxismo, mas principalmente o quanto esse relacionamento é equivocado.
Marx nasceu em 1818, ingressou no curso de direito em 1835, na Universidade de Bonn, foi transferido para a universidade de Berlim em 1836, onde mudou para o curso de filosofia. Deixou a Universidade de Berlim em 1841 e recebeu um diploma de doutor (equivalente a bacharel de hoje) em filosofia na Universidade de Iena, onde não estudou um só dia.

Em 1842 começou a trabalhar na Gazeta Renana, jornal que se dedicava a fazer oposição ao governo da Prússia e acabou sendo fechado. Em 1843, foi para a França, onde continuou a publicação contra o governo da Prússia, com outro nome e distribuída clandestinamente naquele país. Marx começou a publicar obras suas, depreciando obras alheias e chamando a depreciação de crítica.

Em 1843 publicou A Questão Judaica, depreciando o trabalho de Bruno Bauer, um filósofo respeitado por socialistas. Em 1844, outra obra contra Bruno Bauer, A Sagrada Família, ou, Crítica à Crítica Crítica. A sagrada família em questão é família do Bruno Bauer. Em 1844 publicou Crítica da Filosofia do Direito de Hegel e depois a Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, sendo a segunda publicação influenciada pela obra de Feuerbach. Em 1845, publicou Teses Sobre Feuerbach, depreciando Feuerbach influenciado pela obra de Hegel.

Em 1847, Marx publicou Miséria da Filosofia, atacando de forma extremamente agressiva a obra Filosofia da Miséria, de Proudhon, o mais importante socialista da França. Uma obra conhecida como Ideologia Alemã, foi escrita em 1846, mas ninguém aceitou publicar e a obra só foi publicada da década de 30 do século XX, atacava frontalmente os socialistas alemães, denominando-os de ideólogos, no mesmo sentido pejorativo usado anteriormente por Napoleão Bonaparte.

Marx e Engels, se autodenominavam socialistas, mas se colocavam contra todos os outros socialistas, em contra partida, nunca houve um socialista que repercutisse as ideias de Marx ou de Engels, a repercussão que Bruno Bauer deu para A Sagrada Família, foi um artigo num jornal dizendo que Marx não entendeu o que leu.

No final de 1847, Marx e Engels convenceram um grupo de socialistas, que se denominavam Liga dos Justos, a mudarem o nome para Liga dos Comunistas. Em fevereiro de 1848, os dois publicaram o famoso Manifesto Comunista, um manifesto sobre algo que ninguém sabe o que é, incluindo os próprios autores, mas que, principalmente, não existia.

Engels tinha publicado um artigo falando em comunismo em 1843, Progresso do Comunismo na Alemanha, onde ele faz referência a “algo como o comunismo”. Em novembro de 1847, quando A Liga dos Justos mudou o nome para Liga dos Comunistas, Engels escreveu os princípios básicos do comunismo, que seriam a revolução do proletariado e a abolição da propriedade.

O manifesto começa dizendo que o fantasma do comunismo ronda a Europa, depois diz como o partido comunista se diferenciava dos outros partidos. Não existia nenhum partido comunista, existia apenas um grupo que sempre foi influenciado pelos socialistas que Marx e Engels combatiam, que tinha mudado o nome de Liga dos Justos para Liga dos Comunistas há pouco tempo (quatro meses) e não foram capazes de produzir um manifesto comunista por conta própria.

A situação de crise em que a Europa se encontrava, resultou em muitas revoluções, que são denominadas Revoluções de 1848, pelos historiadores. A primeira revolução ocorreu na França, poucos dias após a publicação do manifesto comunista, mas ela estava sendo preparada há muito tempo. Além do mais, as revoluções de 1848 não foram comunas e não podem ser ligadas ao comunismo de Marx e Engels de nenhuma forma.

A Liga dos Comunistas se envolveu na revolução da Prússia, muitos foram presos, outros fugiram para diversos lugares da Europa. Os poucos que sobraram tinham mais divergências do que qualquer outra coisa e o grupo acabou definitivamente. Mas numa história muito mal contada, a lista de integrantes da Liga dos Comunistas, que estava em poder de Marx, foi roubada e aqueles que tinham fugido para outros países acabaram sendo presos.

Em setembro de 1867, Marx publicou a famosa obra O Capital, uma obra patética que não teve nenhuma repercussão e a sua continuação só foi publicada, por Engels, após a morte de Marx. Não há nada nessa obra que possa ser considerado socialismo, uma análise mais profunda de O Capital, e do próprio marxismo, será publicada em breve e disponibilizada gratuitamente em PDF.

Marx se aproximou da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), colaborou com a criação da Internacional Socialista e articulou para que lideranças socialistas fossem expulsas, entre elas o Bakunin, que respondeu à expulsão da seguinte forma: “Isso não é socialismo, é marxismo”. Portanto, o autor deste ensaio não é o primeiro a dizer que marxismo não é socialismo.

A Internacional Socialista teve o mesmo destino da Liga dos Comunistas, a extinção. O marxismo conseguiu destruir duas organizações socialistas, isso é suficiente para mostrar que marxismo e socialismo são incompatíveis, mas eu vou adotar a regra do beisebol, se errou a primeira vez, poderá acertar na segunda, se errar na segunda, poderá acertar na terceira. Errou na terceira, está fora.

Em 1871, sem que houvesse o fantasma do comunismo rondando a Europa, ocorreu na França a Comuna de Paris, que criou o primeiro governo socialista da história. A influência do marxismo na comuna foi insignificante, os membros marxistas que integraram o governo, retiraram-se nos primeiros dias, ou seja, logo que perceberam que as ideias marxistas não teriam espaço no governo socialista.

O governo de Paris durou aproximadamente sessenta dias, mas é o suficiente para mostrar que o marxismo não tinha compatibilidade com o socialismo e não encontrava apoio significativo na população, que a população apoiava justamente os socialistas que Marx combateu, principalmente Proudhon. Que oportunidade maior poderia ter o marxismo, que uma comuna formando um governo? Errou a terceira vez, está fora. Jogo encerrado.

(Milton Valdameri, junho de 2016).

O ensaio anterior, o que é capitalismo e socialismo, está disponível aqui:



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